AQUATICA

IMG_20141129_162343Que tal adicionar um pouco mais de radicalidade ao tradicional formato de parque aquático? Se esse pensamento te agrada, o Aquatica Orlando pode te surpreender muito!

História

Quando o SeaWorld anunciou em 2005 que tinha a intensão de abrir um parque aquático em Orlando, também revelou que ele seguiria o princípio mais natural dos parques temáticos do grupo SeaWorld Parks & Entertainment, que é misturar atrações com habitats de animais. Desse conceito veio o toboágua Dolphin Plunge, por exemplo. Quando o parque abriu oficialmente para o público em 2007, se tornou rapidamente um grande sucesso, gerando posteriormente mais dois parques irmãos nas cidades de San Diego e San Antonio. Junto com o Discovery Cove, atualmente ele é um dos dois parques aquáticos de Orlando do grupo SeaWorld.

O Aquatica Orlando é não tem um tema principal tão claro na sua decoração ambiente como por exemplo tem os parques da Disney (Typhoon Lagoon e Blizzard Beach), ele tem uma ambientação mais generalista tradicional de um parque aquático, fazendo com que seu diferencial sejam realmente as atrações que se misturam com exibições de animais aquáticos. Mas existe sim um tema principal, que é o Pacífico Sul, mais precisamente, Austrália e Nova Zelândia. Os animais cujos nomes inspiraram os nomes das atrações são todos dessa região.

Como todo parque aquático, ele possui diversos tipos diferentes de escorregador, piscinas de onda e rio de correnteza, os famosos “lazy rivers” mas ele tem alguns pontos diferencias, como o assustador toboágua Ihu’s Breakaway Falls, e um rio de correnteza um pouco mais forte, que pode não ser tão relaxante como os tradicionais mas é realmente muito divertido.

É importante saber que…

  • Assim como os outros parques do grupo SeaWorld Parks & Entertainment, o Aquatica tem algumas atrações misturadas com exibição de animais, mas não espere tanta variedade como no SeaWorld, Discovery Cove ou mesmo o Busch Gardens.
  • Por todo o parque existem áreas com cadeiras e espreguiçadeiras para descanso, mas também existem cabanas particulares que podem ser alugadas. É necessário uma reserva e pagamento à parte, pois o mesmo não está incluído no ingresso normal.
  • A circulação no parque para chegar aos escorregadores nem sempre é muito intuitiva, portanto siga atentamente as placas indicando o ponto de entrada em cada uma das atrações.
  • Como todos os parques aquáticos de Orlando, é possível alugar armários para guardar seus pertences, assim como toalhas. O visitante deve ir ao parque com roupas de banho adequadas, e a troca poderá ser feita nos vestiários, que também contam com chuveiros.
  • Durante os meses de inverno em Orlando (de novembro a janeiro), a o parque não abre durante todos os dias da semana. Mas como nesses meses ainda á possível encontrar ocasionalmente dias com tempo bom para ir a um parque aquáticos, é sempre bom consultar o site oficial para ver o calendário de funcionamento do parque.
  • Atenção aso avisos de proibido mergulhar e a indicação da profundidade das piscinas. Existem salva-vidas espalhados pelo parque todo, e caso eles te peguem quebrando alguma das regras de segurança, você vai tomar  uma baita bronca.
  • O Aquatica não permite o uso de biquis tipo “fio dental”, portanto escolha roupas de banho adequadas para um ambiente familiar.
  • Caso o visitante não saiba nadar, ou tenha algum receio, existem coletes salva-vidas disponíveis para serem alugados.
  • Lá nos parques aquáticos de Orlando, eles dão o nome de “TUBE” para as boias, portanto quando ler algum aviso sobre a obrigatoriedade de um “tube“, ele está falando das boias.
  • Prepare-se para subir muitas escadas, as vezes até mesmo carregando uma grande boia, que são obrigatórias para determinados escorregadores. Atenção para quais escorregadores tem a obrigatoriedade de boia, para evitar chegar la em cima e ter que descer tudo para pegar a sua boia.

Destaques

Essa é a recomendação do que o parque tem de melhor e pior a oferecer. Veja o que vale a pena (ou não) conhecer no Aquatica:

O MELHOR:

roas1Roa’s Rapids – Um rio de correnteza, mas não tão tradicional assim. Não é daqueles que basta boiar e relaxar, pois a correnteza é consideravelmente mais forte que o habitual para esse tipo de atração, deixando tudo muito mais divertido.

ihus1Ihu’s Breakaway Falls – Um radical toboágua, que te coloca dentro de um tubo de pé, esperando ansiosamente o momento que o alçapão abre sob os seus pés, fazendo o visitante despencar na vertical para o início do toboágua. Certamente um dos mais radicais de toda Orlando.

plunge1Dophin Plunge – Mais um toboágua com um diferencial: você passa por dentro de um tubo que atravessa uma piscina que também é o habitat de golfinho-de-commerson.


Por dentro do Aquatica

O Aquatica é um parque repleto de atrações aquáticas divertidas. Veja no mapa abaixo como é a distribuição delas pelo parque. (clique aqui para ir diretamente ao site oficial para baixar o mapa mais atual)

aquatica-map

Diferente da maioria dos parques temáticos, no Aquatica as atrações não estão divididas por áreas temáticas, por isso a organização da apresentação das atrações e restaurantes será um pouco diferente. Agora vamos explorar as áreas do parque – todas as atrações e as opções de refeição:


Atrações

O parque não tem sub-divisões de áreas, portanto vamos listar todas as atrações e em sequência.

plunge1Dolphin Plunge – Um toboágua radical que tem como principal diferencial uma parte do percurso que passa por um tubo transparente que atravessa por dentro a piscina onde ficam os golfinhos-de-commerson. O toboágua em si é muito divertido, mas tenha ciência que a passagem pelo tubo transparente é tão rápida que pode ser que não consiga ver nada de golfinho.

twist1Tassie’s Twisters – Um divertido toboágua, onde descemos de boia até um funilzão onde o visitante fica dando voltas e mais voltas até “sair pelo ralo”.

lane1Loggerhead Lane – Um suave e tradicional rio de correnteza para flutuar em uma boia e relaxar. De quebra, durante o percurso existem alguns diferenciais, como uma cachoeira, um aquário de peixes, e uma vista do tubo por onde passam pessoas que estão descendo o Dolphin Plunge.

omaka1Whanau Way – Uma série de quatro toboáguas com percursos diferentes para se descer com uma boia individual, com muitas curvas e um splash no final.

omaka2Omaka Rocka – Dois percursos similares paralelos que são feitos com uma boia individual, e no meio do percurso existem uns “funis” onde o visitante fica balançando de um lado para o outro até sair pelo “ralo”.

roas1Roa’s Rapids – O segundo e mais longo rio de correnteza do parque, mas esse tem um grande diferencial: a correnteza é realmente forte! O visitante será arrastado (com segurança, é claro!) e nem pense em tentar nadar contra a corrente. No meio do curso do rio existem algumas ilhas que dividem o caminho em dois e é uma diversão ficar apostando corrida com seus amigos e familiares. Uma diversão imperdível.

walhalla1Walkabout Waters – Um enorme parquinho aquático para a criançada de divertir à vontade.

wave1Whalhalla Wave – Um toboágua para botes de grupos, cheio de curvas e voltas.

roohoo1HooRoo Run – Um toboágua para botes de grupos, mas com uma descida mais reta e mais veloz.

racer2Taumata Racer – Um toboágua para descer com um tapete e apostar corrida entre até seis pessoas para ver quem chega mais rápido lá em baixo.

kata1Kata’s Kookaburra Cove – Até seis toboáguas suaves diferentes, exclusivos para a criançada que não gosta de muita radicalidade.

ihus1Ihu’s Breakaway Falls – O mais radical toboágua do parque. Escolha um entre 3 percursos diferentes, entre no tubo e espere ansioso pela abertura do alçapão sob seus pés. O clima de tensão só é aumentado pelo som de batimento cardíaco que fica dentro da cabine após o fechamento da porta, que antecede a queda quase vertical em alta velocidade, antes de começarem as muitas curvas e voltas!

onda1Big Surf Shores / Cutback Cove – Duas tradicionais piscinas de onda.


Encontro com Animais

Existem alguns pontos com exibição de animais espalhados pelo parque.

plunge2Commerson’s Dolphin Exhibit – Veja os belos golfinhos-de-commerson (que são uma mistura de branco e preto)  e tem o costume de nadar de cabeça para baixo, no mesmo tanque por onde passa o toboágua Dolphin Plunge. Esse tanque também pode ser visto por quem estiver passeando de boia pelo rio Loggerhead Lane.

fish1Fish Grotto – Um belo aquário cheio de peixes que só ser visto por quem estiver passeando de boia pelo rio Loggerhead Lane.

arara1Macaws – Um pequeno habitat de araras.

tartaruga1Tortoise – Um pequeno habitat de tartarugas.


Refeições

O parque possui alguns poucos restaurantes, e algumas cabanas de bebidas e sorvetes espalhadas por toda a área.

  • Waterstone Grill –  Sanduíches, burgers, wraps, saladas e bebidas variadas, incluindo cerveja para adultos.
  • Banana Beach Buffet All-Day Dining – Restaurante completo tipo buffet, que oferece refeições unitárias e pacotes promocionais para comer o dia todo.
  • Mango Market – Snacks, batata-frita, sanduíches, nugget de frango, Dipping Dots e bebidas em geral.
  • Kiwi Market – Bebidas e sorvetes.
  • ICEE Treats – Bebidas e sorvetes.

Dicas

– Fotos: Como nem todo mundo possui câmeras fotográficas à prova d’água, a recomendação é dar uma primeira volta geral pelo parque para bater diversas fotos, depois volte e guarde a câmera junto com suas coisas no armário e aproveite as piscinas sem se preocupar com fotos. Isso, é claro, se sua câmera/smartphone não for à prova d’água ou você não possuir um porta câmera/smartphone à prova d’água.

– Vestuário: Leve uma troca de roupas para tomar banho na hora da saída. Leve chinelos, serão de grande valia. E só leve toalha caso não queira pagar o aluguel de uma. Atenção para roupas de banho que possam ser interpretadas como não adequadas a ambiente familiar.

– Preserve os pés:  Apesar do parque aquático não ser tão grande quanto um parque temático, existem muitas escadas para chegar na entrada dos toboáguas. Então vá com calma para não terminar o dia todo dolorido.

Preparo físico – Caso não saiba nadar, não precisa ter vergonha de alugar um colete salva-vidas. O mesmo vale para aqueles “atletas de fim de semana” que não fazem exercício físico regularmente, cuidado para não se exceder nas piscinas e estragar o resto da viagem.

Informações oficiais

É fundamental para quem está planejando a viagem consultar o site oficial do Aquatica para obter informações oficiais e atualizadas sobre o parque, por que isso muda bastante.


[atualizado em 22/08/16]

ESCOLHA O PARQUE: 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO AQUATICA:

[ic_add_posts category=’noticias’ tag=’aquatica’]