UNIVERSAL STUDIOS ORLANDO

Luzes! Câmera! Ação! É hora de conhecer o Universal Studios Orlando – o parque que nos permite viver as emoções do cinema, de algumas das nossas produções favoritas (pelo menos das que não são da Disney!). Entretenimento e adrenalina são o tema do parque, e com essa premissa já dá pra começar a entender porque ele agrada tanto principalmente aos adultos e adolescentes. É o parque favorito de muita gente, e está sempre se atualizando, tendo somente uma de suas atrações originais ainda funcionando.

História

O Universal Studios Orlando foi inaugurado em 1990 e foi o primeiro parque da Universal na Florida e o segundo da história da Universal (o primeiro foi o Universal Studios Hollywood, na Califórnia, que  iniciou suas operações como um tour pelos estúdios de produção de cinema ainda em 1964, e ao longo dos anos foi sendo transformado em um parque temático). Já o paqrque de Orlando já foi criado com a função de ser somente um parque temático mesmo, nunca tendo a intenção de operar como estúdio de cinema.

O parque deu origem ao que veio se tornar o grande complexo de Universal Orlando Resort, que hoje conta com dois parques temáticos (Universal Studios e Islands of Adventure), um parque aquático em operação (Wet ‘n’ Wild, que será desativado no final de 2016) e um futuro (Volcano Bay, atualmente em construção), 5 hotéis e uma área de entretenimente (Universal CityWalk). Depois do Walt Disney World Resort, é o segundo maior complexo de Orlando, tanto em tamanho quanto em número de visitantes.

Esse parque ganhou muitas atualizações e modificações ao longo dos anos, como uma tentativa de manter sempre fresca a sua proposta e atrair mais e mais visitantes de todo o mundo. Das atrações originais que abriram junto com o parque em 1990, somente a atração E.T. Adventure permanece em operação. Todas as outras já foram substituídas ou reformuladas (algumas já estão na segunda ou terceira atualizações).

Em 2014, a maior reforma do parque trouxe a segunda área temática de Harry Potter, a Wizarding World of Harry Potter – Diagon Alley, que ajudou muito no aumento da popularidade do parque e no número de visitantes do mundo todo. E não é por menos, essa área temática é tão impressionante, seja você fã ou não de Harry Potter, que se tornou o ponto de comparação para todas as futuras áreas temáticas que virão pelos próximos anos para os parques de Orlando.

É importante saber que…

  • O cartão postal do parque é a bola azul com o logo da Universal que fica logo na entrada do parque. Todo mundo para na ponte para tirar muitas fotos ali.
  • Para chegar ao Universal Studios, o visitante deverá passar por dentro do CityWalk, uma área de restaurantes, logas e cinemas, com muito entretenimento noturno.
  • É possível ir à pé do Universal Studios para o Islands of Adventure, passando pelo CityWalk ou usando a atração Hogwarts Express, que liga os dois parques através das respectivas áreas temáticas do Wizarding World of Harry Potter, a Diagon Alley (Universal) e a Hogwarts / Hogsmead (Islands).
  • Para poder embarcar na atração Hogwarts Express e trocar de parque, o visitante deve ter o ingresso que permite visitar os dois parques no mesmo dia. Todos os ingressos comprados no Brasil através de agências de turismo já incluem essa opção, apenas quem compra o ingresso diretamente na bilheteria na porta do parque pode cometer o erro de comprar o ingresso que só dá direito a um parque.
  • O Universal Studios agrada muito jovens, adolescentes e adultos, por ter temáticas menos infantis, atrações mais radicais, e também um dos melhores eventos de Halloween de Orlando, com direito a muito terror e sustos.
  • As muitas atualizações que o parque sofreu ao longo dos anos acabaram por descaracterizando a tematização das áreas originalmente pensadas, o que deixa o parque sem uma ambientação geral mais acolhedora ao visitante, exceto quando se entra nas áreas novas que estão muito caprichadas como por exemplo o Diagon Alley do Harry Potter e a Springfield, área dos Simpsons.
  • O parque tem uma grande parada chamada Superstar Parade, e também diversos pequenos shows e aparições de personagens espalhados pelo parque para entreter e interagir com os visitantes.

Destaques

Essa é a recomendação do que o parque tem de melhor e pior a oferecer. Veja o que vale a pena (ou não) conhecer no Universal Studios Orlando:

O MELHOR:

Despicable Me Minion Mayhem – Um divertido e ride em 3D com muitas risadas graças aos sempre hilários Minions

Hollywood Rip Ride Rockit – Uma emocionante montanha russa, com uma subida totalmente vertical e trilha sonora personalizada.

Revenge of the Mummy – Um passeio pelas ruínas amaldiçoadas pela múmia, com perseguições em alta velocidade.

Hogwarts Express – King’s Cross Station – O que poderia ser somente um transporte entre dois parques se torna uma das mais emocionantes atrações para os fãs de Harry Potter.

Harry Potter and the Escape from Gringotts – Entre no filme e participe da fuga dos cofres do banco Gringotts.

The Simpsons Ride – Um ride com toda a família Simpsons, com muito movimento e risadas garantidas.


O PIOR:

shrek1 (1)Shrek 4-D – Um cinema 4D com um filme bem velho, sem graça e que já deu o que tinha que dar.

fear1 (1)Fear Factor Live – Um show com pessoas desafiando o medo, mas que é muito chato e que também já deveria ter sido substituído.

animal1 (1)Animal Actor’s on Location – Um show de palco estrelando diversos animais. Como não somos a favor de animais sendo explorados, não recomendamos.


Por dentro do Universal Studios Orlando

O Universal Studios Orlando é um parque repleto de atrações cinematográficas imperdíveis, divididos em algumas áreas temáticas. Veja no mapa abaixo quais são essas áreas e como é a distribuição do parque. (clique aqui para ir diretamente ao site oficial do Universal Studios para baixar o mapa mais atual)

Entretenimento

  • Superstar Parade – uma parada que circula várias áreas do parque repleta de personagens como Minions, Shreck, entre outros mais.
  • Universal’s Cinematic Spetacular: 100 years of Movie Memories – um show noturno de encerramento que acontece no lago central, com alguns efeitos especiais e fogos de artifício, com muitas cenas dos filmes da Universal.

E agora vamos explorar as áreas do Universal Studios – todas as atrações e as opções de refeição do parque:


Production Central

Essa é a área de entrada do parque. Ela parece tematizada como se fosse um grande estúdio de cinema com vários galpões, onde ficam várias atrações e lojas. Não é uma tematização lá muito envolvente, que coloca o visitante dentro de um universo específico, mas serve ao seu propósito.

Atrações

Despicable Me Minion Mayhem – Um divertidíssimo simulador, onde sua cadeira se move conforme o movimento na tela, e um incrível efeito 3D de deixar todo mundo babando. Você será transformado em um minion e passará por testes para poder trabalhar para o Gru. Tanto o filme durante a atração quanto o da fila são engraçadíssimos. Imperdível!

Shrek 4-D – Um cinema 4D com um filme que se passa depois do primeiro Shrek. O filme em si é bem fraco e o 3D não é dos melhores. É uma atração bem cansada que já está na lista de prováveis futuras a serem substituídas, mas sem confirmação até o momento.

Hollywood Rip Ride Rockit – Uma emocionante montanha russa, com uma subida totalmente vertical, muita velocidade e algumas inversões. Uma das mais gostosas montanhas russas de Orlando para os apreciadores de atrações radicais. O diferencial é que você escolhe qual a música que irá tocar só pra você durante o percurso, deixando a experiência toda personalizada. Existe uma lista de músicas secretas que podem ser acessadas, saiba como aqui!

transformers1 (1)TRANSFORMERS: The Ride 3D – Um dos mais incríveis e tecnológicos simuladores. Você entrará em um carro (que é um transformer, obviamente!) e passará por cenários reais e telas em 3D, participando de uma batalha épica entre os Transformers e os Decepticons.

stage1 (1)Music Plaza Stage – Um palco onde acontecem shows em determinadas épocas e eventos.

Refeições

  • Universal Studios’ Classic Monster Cafe – $ – Almoço e Jantar. Sanduíches, pasta, franco e bebidas. Restaurante com tema dos monstros clássicos da Universal, vale pena entrar e conferir a decoração.

New York

Essa a área tem seus prédios e ambiente tematizados como as ruas de Nova Iorque nos anos 30. Isso por que na abertura do parque era onde ficavam as antigas atrações Kongfrontation, do King Kong e dos Ghostbusters. Estas duas foram substituídas e deram lugar a atrações não tão ligadas à cidade de Nova Iorque. Mesmo assim, algumas lojas e o ambiente nas ruas é bem interessante e caprichado. É aqui que os Blues Brothers e outros artistas aparecem durante o dia para um showzinho no meio da rua. A antiga atração Twister – Ride It Out, foi fechada em 2016, dando lugar à atração Jimmy Fallon – Race Through New York, que complementa bem a ambientação novaiorquina dessa área.

Atrações

Revenge of the Mummy – Um dos melhores rides de Orlando, mesmo depois de tantos anos. Uma mistura de trem fantasma com montanha russa no escuro, se prepare para os sustos com as muitas aparições da Múmia, e muita velocidade. Na parte da montanha russa não existem grandes quedas ou inversões. mas isso não faz ela ser menos divertida, muito pelo contrário.

Race Through New York starring Jimmy Fallon – Um novo conceito de atração, sem filas indianas e com o novo sistema de filas virtuais, onde o visitante passeia pela reprodução dos estúdios da NBC de Nova Iorque, participa de atividades ligadas ao talk show noturno do Jimmy Fallon, o Tonight Show e depois embarca em um incrível simulador 3D pelas ruas de Nova Iorque.

Refeições

  • Finnegan’s Bar & Grill – Almoço e jantar. Serviço completo de mesa.
  • Louie’s  Italian Restaurant – Almoço e jantar. Serviço rápido de pratos italianos.
  • Ben & Jerry Ice Cream – Sorvetes de massa.
  • Starbucks Coffe – cafés, bebidas em geral e snacks.

San Francisco

Aqui a tematização deveria lembrar as ruas de São Francisco, porém se não fosse pelos trilhos de bonde no chão, ficaria difícil notar que saímos de Nova Iorque. As atrações existentes nessa área estão todas fechadas no momento pois estão sendo substituídas. Foram fechadas em 2016 as atrações Disaster! e Beetlejuice’s Rock and Roll Graveyard Revue que darão lugar à nova atração Fast and Furious Supercharged, com previsão de abertura em 2017.

Refeições

  • Richter’s Burguer Co – Serviço rápido de lanches e hamburger.
  • Lombard’s Seafood Grill – Serviço de mesa com pratos de frutos do mar.
  • San Francisco Pastry Company – Serviço rápido de lanches, pães e doces.

The Wizarding World of Harry Potter – Diagon Alley

A mais nova e mais impressionante área temática do parque, consegue colocar todos os visitantes dentro do mundo mágico do Harry Potter. Você vai se transportar para dentro do filme e os fãs da saga certamente irão se emocionar. Do lado de fora é como se estivéssemos em Londres, mas ao atravessar a parede de tijolos nos transportamos imediatamente para dentro do Beco Diagonal com suas lojas, música e muita magia.

Lá também encontramos a sombria e fria Knockturn Alley (Travessa do Tranco), com suas lojas cheias de magia negra e figuras estranhas. Nessa área existem vários pontos de interatividade, basta comprar uma varinha nas loja Olivanders, e sair pelo lugar realizando mágicas verdadeiras!

Ao lado da loja de cerveja amanteigada acontecem diversos shows de música ou de fantoches interpretando historias do livro Os Contos de Beedle, o Bardo. Aqui também encontrará muitas lojas com muitos produtos variados que deixarão qualquer fã da série completamente maluco!

Atrações

The Knight Bus – Interaja com o cobrador do Noitebus e converse com as cabeças encolhidas.

Hogwarts Express – King’s Cross Station – A melhor forma de se deslocar entre os parques Universal Studios e o Island’s of Adventure. Sinta-se totalmente imerso nesse trem que leva os alunos de Londres para Hogwarts e encontre com seus personagens favoritos e mais algumas surpresas no caminho, nessa atração totalmente imersiva. Experimente o percurso nos dois sentidos, pois terá duas experiências diferentes.

Olivanders – Não é somente uma incrível lojas de varinhas, mas também um teatrinho onde o próprio Olivander aparece para escolher uma criança para participar da escolha da varinha perfeita num show interativo.

Harry Potter and the Escape from Gringotts – Um incrível ride que mistura um pouco de montanha russa com muita simulação em telas 3D, onde acompanhamos a fuga de Harry, Ron e Hermione do mais seguro banco do mundo bruxo, recheada de ação e surpresas. A parte da montanha russa é curta e suave, se você não é fã de atrações mais radicais, pode ir sem medo.

Refeições

  • Leaky Cauldron – Restaurante temático de Harry Potter, que serve comidas típicas inglesas.
  • Florean Fortscue’s Ice-Cream Parlor – Uma deliciosa sorveteria do mundo bruxo.
  • The Hopping Pot – Cerveja amanteigada e cervejas inglesas para maiores de idade. Existem duas cervejas próprias vendidas aqui, a Dragon Scale e a Wizard’s Brew.

World Expo

Essa área é meio bagunçada e não tem lá um tema muito específico. Mas o bom dela é que é onde fica Springfield, a cidade dos Simpsons, e aí sim a coisa fica divertida. No espaço entre Londres e Springfield, deveria representar a área da Feira Mundial de Nova Iorque, que serve de casa para a atração MIB: Alien Attack, mas a verdade é que desde a abertura de Springfield, ninguém lembra que essa área se chama World Expo.

Em Springfield, não deixe de ficar caçando as inúmeras referências e piadas dos desenhos dos Simpsons espalhadas por todo lado. Impossível não sair de lá com um sorriso no rosto. Lá também ficam o Bar do Moe e a lanchonete Krustyburger, onde poderá tomar uma cerveja Duff ao lado do Barney, ou comer um belo cheeseburger com fritas sentado nas mesas do Moe. Imperdível para os fãs de Simpsons.

Atrações

Fear Factor Live – Um show com pessoas desafiando o medo, mas que é muito chato e que também já deveria ter sido substituído. Está sempre vazio e não desperta mais o interesse de quase ninguém.

mib1 (1)MEN IN BLACK: Alien Attack – Uma divertida atração onde passaremos por um treinamento de um agente MIB, atirando com armas laser nos aliens ao nosso redor. E de quebra ainda tem uma competição para ver que tem a mira mais certeira no final.

The Simpsons Ride – Um simulador que nos leva por dentro da Krustyland, onde obviamente muita coisa vai dar errado para dar mais emoção no passeio. O ambiente da fila e a atração em si é forrada de piadas, então preste atenção para não perder nenhuma referência e sair de lá morrendo de rir.

kang1 (1)Kang & Kodos’ Twirl ‘n’ Hurl – um clássico brinquedo tipo “Dumbo”, mas lotado de piadas sarcásticas típicas dos Simpsons. Controle a altura do voo da sua espaçonave para tentar acertar os personagens!

Refeições

  • Duff Brewery – Tome a famosa cerveja Duff diretamente da fábrica, ao lado de Duffman. Peça na caneca souvenir e leve pra casa uma ótima lembrança.
  • Fast Food Boulevard – Serviço de balcão. Lá dentro encontrará o Krystyburguer, a Pizza do Luigi, o Frango Frito do Cletus, ou a banca vegetariana da Lisa.
  • Moe’s Tavern – Tome uma cerveja Duff sentado no balção ao lado do Barney, ou faça o teste na Love Machine.
  • Bumblebee Man’s Taco Truck – Comida mexicana, ao estilo TexMex.

Woody Woodpecker’s KidZone

É a área infantil, dedicada exclusivamente à criançada mais nova que não pode ou não quer ir nas atrações mais radicais. Tem um grande playground e vários pontos com água espirrando pra criançada se molhar. Essa área vem sendo especulada como uma futura a ser substituída (pelos personagens da Nintendo, quem sabe?) pois Pica-Pau, Barney e Fievel já perderam sua relevância com o público infantil faz muito tempo.

Aqui fica a mais clássica e única atração original do parque, a E.T. Adventure, e uma nova loja temática do Bob Espoja que é incrível e vale a entrada.

Atrações

Animal Actors on Location – Um show de palco estrelando diversos animais. Como não somos a favor de animais sendo explorados, não recomendamos.

Barney1 (1)A Day in the Park with Barney – um local para encontrar os personagens da turma do dinossauro roxo Barney.

george1 (1)Curious George Goes to Town – Uma área de playground pra criançada brincar e encontrar com o macaquinho George.

woody1 (1)Woody Woodpecker’s Nuthouse Coaster – uma pequena e suave montanha russa exclusiva pra criançada.

fievel1 (1)Fievel’s Playland – Uma área com muita água pra criançada brincar e se refrescar nos dias mais quentes.

et1 (1)E.T. Adventure – Uma clássica atração onde iremos subir nas bicicletas voadoras e levaremos o E.T. de volta para o seu planeta. Única atração original do parque ainda em operação.

Refeições

  • KidZone Pizza Company – Serviço rápido de pizza e bebidas.

Hollywood

Mais uma área com prédios e fachadas imitando a ambientação de uma grande cidade, nesse caso é seria Los Angeles, mais especificamente Hollywood nos anos dourados. Aqui acontecem vários encontros com personagens que ficam espalhados pela rua interagindo com os visitantes. Personagens como Betty Boop, Doc Brown, Scooby Doo, os Simpsons, e muito mais.

Atrações

makeup1 (1)Universal Orlando’s Horror Make-Up Show – Um teatro de comédia que mostra um pouco da magia do cinema por trás dos efeitos e maquiagens de filmes de terror clássicos e atuais.

t2 (1)Terminator 2: 3-D – Um cinema em 3D com muites efeitos especiais e atores reais circulando na plateia, mostrando o que seria a continuação do filme Exterminador do Futuro 2. Essa atração foi concebida originalmente e dirigida pelo próprio James Cameron. Apesar do showzinho de entrada estar bem desatualizado, o filme propriamente dito ainda consegue impressionar pelos efeitos especiais.

Refeições

  • Cafe La Bamba – Serviço rápido de lanches e bebidas.
  • Mel’s Drive In – Restaurante com serviço de balcão, cheeseburgers e milk shakes, com temática de lanchonete dos anos 60.
  • Beverly Hills Boulangerie – Serviço rápido de pães e doces.

Dicas

– Express: Caso não queira encarar as filas, a Universal vende um serviço de fura fila chamado EXPRESS, que é pago (diferente do FastPass da Disney que é gratuito). Esse EXPRESS pode ser comprado a qualquer hora do dia, e tem diversas modalidades como furar a fila em algumas atrações específicas, em todas as atrações só uma vez, ou quantas vezes quiser. O preço varia de acordo com a modalidade desejada, de acordo com a lotação do parque no dia, e também de acordo com a hora do dia em que se compra o serviço, portanto é muito difícil apresentar uma tabela de preços antecipados.

– Single Rider: Várias atrações, principalmente as montanhas russas, possuem uma fila separada para quem está sozinho, ou para aqueles casais que um dos dois não gosta de montanhas russas. Essas filas costumam ser mais rápidas. Podem até mesmo ir todas as pessoas do grupo nessa fila para tentarem passar mais rápido pela atração, mas não irão juntos no mesmo carro. E por favor não sejam deselegantes em querer na malandragem querer usar essa fila mais rápida e na hora pedir pra irem juntos.

– Preserve os pés:  O parque pode não ser tão grande como os outros, mas mesmo assim vale a pena programar uma visita racional para não ficar andando a toa. O melhor é traçar um caminho sem “vai-e-volta” para economizar os pezinhos. O formato circular do parque ajuda bastante dar uma volta completa sem ficar indo e voltando.

Mapa do Parque – Duas coisas importantíssimas que você deve pegar na entrada do parque. O mapa é o colorido e tem a opção em português. Ele mostra todo o parque, indicando os caminhos, atrações, serviços, comercio e alimentação. Nele também estão indicados todos os horários da programação do dia. Lá tem os horários dos shows, dos encontros com personagens, dos restaurantes e muito mais. Tenho certeza que o mapa será consultado inúmeras vezes ao longo do dia, portanto a dica é pegar um mapa novinho na saída para guardar como souvenir.

Informações oficiais

É fundamental para quem está planejando a viagem consultar o site oficial do Universal Orlando Resort  para obter informações oficiais e atualizadas sobre o parque, por que isso muda bastante.


[atualizado em 11/04/17]

ESCOLHA O PARQUE: 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO UNIVERSAL STUDIOS: