Algo importante vai acontecer no Disney’s Animal Kingdom nos próximos anos. No dia 20 de Setembro de 2011, a Disney anunciou planos de construir uma nova área temática dentro do parque Animal Kingdom baseada no filme Avatar. A nova área, ainda não tem nome divulgado, e representa o primeiro passo de acordo de licenciamento que pode ser estendido a todos os parques Disney no mundo.
A construção da nova área de Avatar não vai ter inicio até 2013, e a expectativa é que só seja aberto ao publico em 2016. Confirmando esta data de abertura, já é possível prever que o lançamento da nova área será embalado pelo lançamento das duas sequencias do filme Avatar, esperadas para 2014 e 2015 (segundo o site do IMDB). 
É fácil acreditar que essa é uma reação da Disney ao gigantesco sucesso do lançamento do Wizarding World of Harry Potter no Island of Adventure (parque da Universal) em 2010. Graças ao Harry Potter, foi reportado que a venda de alimentos e produtos na Universal cresceu 90% na primeira metade de 2011 em comparação a 2010 (época que a área do HP não tinha sido inaugurada) – eu mesma não pude deixar de comprar o meu cachecol de Grifindória de 34 dólares! O número de visitantes nos 2 parques da Universal também cresceu 52% no período. Um sucesso incontestável que certamente abriu os olhos da Disney.

Hogsmeade em Wizarding World of Harry Potrer – sempre lotada! (foto de internet)

Óbvio que Avatar, com sua mensagem de valorização da natureza, se encaixa perfeitamente ao Animal Kingdom e tem potencial para virar uma área incrível, ainda mais feita pela Disney. A dúvida que eu tenho é a seguinte: será que Avatar tem a mesma força de Harry Potter? Será que a Disney vai conseguir a mesma repercussão e resultados com Avatar que a Universal teve com Harry Potter? Óbvio que Avatar, foi um sucesso no cinema (com a maior bilheteria da história e tudo mais), mas não acredito que ele desperte tanto interesse, e a bem da verdade, PAIXÃO quanto o bruxinho Harry e seu Universo maravilhoso. Harry Potter atingiu um nível de popularidade que nunca se viu antes. O seu universo foi abraçado por uma legião de fãs incondicionais, e isso é refletido no sucesso do Wizarding World of Harry Potter no Island of Adventure. 
E você, o que acha?
Fonte de referencia: mouseplanet.com,