Pois é amigos, infelizmente na terra da magia também estamos sujeitos a acontecimentos muito desagradáveis que podem arruinar toda uma experiência que deveria ser só alegria e boas memórias. 

Abaixo transcrevo o relato compartilhado no Facebook pela Adriana Bacelar, que passou pela traumática experiência de ter seu quarto de hotel em Orlando arrombado e todos os seus pertences revirados e furtados:
“Depois do sonho veio o pesadelo….hj estou aqui para mostrar a minha indignação e frustração do q aconteceu na minha viagem para Orlando nos últimos 3 dias..no dia 15 de setembro por volta das oito hs da manhã partimos para mais um dia de diversão, onde nosso retorno para o hotel foi por volta das 22 hs… quando chegamos no hotel fomos surpreendidos com o quarto e o cofre totalmente arrombados, todas nossas roupas e uma das malas jogadas no chão.ficamos desesperadas..onde corremos até a recepção para avisa-los, veio o segurança e um funcionário do hotel,que pelo visto não ficaram nem um pouco surpreendidos com o que viram no nosso quarto….chamamos a policia….fizemos boletim de ocorrência.e pelo que os policiais nos falaram isto esta acontecendo todos os dias e ninguém esta tomando providência…..roubaram 2 malas de compras….nossos passaportes….cartão credito…dólares….ingressos do parque da universal…e acabou com o nosso sonho em segundos….O HOTEL QUALITY INN não se responsabiliza por nada q acontece…..as câmeras não funcionam…funcionários mal educados q fingem não entender o português..enfim eles não estão nem ai pra vc….é muito triste td isso ….e não foi só o nosso quarto neste dia teve um outro próximo ao nosso..e só falaram q sentiu muito pelo q tinha acontecido..e ainda mandam vc calar a boca e não ficar comentando com outros hospedes… mas quem conseguíamos falávamos para todos tomarem cuidado ….e se possível mudarem de hotel…tivemos q ir ate Miami no consulado para pegar uma autorização para retorno ao Brasil. enfim galera jamais passem na frente desse Hotel…compartilhe e comentem com seus amigos…conhecidos..familiares…. HOTEL QUALITY INN EM ORLANDO: SAND LAKER. aqui está algumas fotos de como ficou nosso quarto….agora vamos tomar nossos providências em relação a td isso …..logo logo postarei ai sim de um sonho lindo….lugar sensacional e com certeza voltarei….mas com muitas precauções.”

É uma tristeza, mas a cruel realidade é que esse tipo de relato tem se tornado cada vez mais comum. Brasileiros que vão à Orlando e acabam tendo a decepção e a dor de cabeça descrita pela Adriana no seu texto acima.

É claro que todos nós estamos sujeitos a acidentes e problemas, mas sempre existem medidas que podemos tomar para tentar minimizar as chances desses problemas acontecerem. E nós estamos aqui justamente para tentar passar algumas dicas que podem ajudar aos nossos leitores. Vamos lá:
  • Carregue seu passaporte e documentos mais importantes sempre com você: mesmo com um cofre no hotel, aparentemente não estamos livres de problemas, mas pelo menos com o passaporte em mãos, cartões de crédito de emergência e algum dinheiro, podemos sobreviver até o voo de volta;
  • Consulte um agente de viagens confiável: dificilmente um agente sério indicaria um hotel com reputação duvidosa;
  • Vale a pena investir em hotéis um pouco mais caros: cuidado ao escolher hotéis somente pelos preços baixos. O barato pode sair caro;
  • Evite hotéis que tem “porta dos quartos na rua”: muitos hotéis americanos são do tipo que não é necessário passar por uma recepção para chegar aos quartos. Essencialmente qualquer um que passa na rua pode bater diretamente na porta do seu quarto;
  • Evite quartos no térreo: quando o hotel tem vários andares, se possível solicite um quarto que não fique no térreo, ou seja, não facilitando o acesso a estranhos;
  • Se entrar em um quarto e houverem folhetos de pizzaria delivery jogados por baixo da porta, desconfie! Isso significa que qualquer um pode entrar e jogar folhetos pelas frestas das portas e a segurança do hotel não é das melhores;
  • Evite deixar muitas roupas e acessórios expostos: quando mais puder ficar guardado e trancado dentro da mala para chamar menos a atenção, melhor;
  • Evite deixar compras, sacolas e caixas à vista: um padrão nos relatos de furto é que parecem acontecer sempre perto da data de checkout do hotel, quando a viagem está próxima ao fim e a quantidade de compras a serem furtadas é maior, ficando a desconfiança de envolvimento de camareiras e do próprio hotel. Não jogue caixas e sacolas de compras (ex: caixas de tênis) no lixo do próprio quarto, leve com você para o carro e descarte fora do hotel;
  • Pesquise muito antes de reservar um hotel: existem meios que nos permitem saber do histórico e da reputação de um hotel. A principal delas é o site Trip Advisor, que conta com os depoimentos de muitas pessoas e é altamente confiável. Uma rápida pesquisa neste site sobre o hotel onde aconteceu o furto descrito acima já mostra que ele tem um histórico de problemas de furto e é pessimamente recomendado pelos que já ficaram lá:
Somente 20% no Trip Advisor indica que é realmente um péssimo hotel.
Os depoimentos de outras pessoas que estiveram lá demonstram que o hotel tem histórico de furtos constantes.

Mas mesmo com todas as precauções descritas, ainda assim pode acontecer o pior até mesmo onde nunca se imaginaria que acontecesse, em um hotel da própria Disney, como podem ver no depoimento abaixo da Nathalya Bucher Hoerlle Godoy, que sofreu o mesmo tipo de furto no hotel Disney`s All-Star Sport Resort, que tem recomendação positiva de 73% no Trip Advisor e praticamente só elogios nos depoimentos:

“Como sabem, eu e o Igor estávamos na Disney. Foi uma viagem incrível, cheia de magia, como só a Disney sabe fazer. Mas o sonho acabou na última sexta feira, dia 19. Após um dia de diversão no Epcot Center, quando chegamos no hotel, nosso quarto estava com a porta apenas encostada. Quando acendemos a luz, nosso maior pesadelo: nossas coisas haviam sido saqueadas. Rasgaram nossas malas, arrombaram cadeados e roubaram óculos, perfume, minha câmera fotográfica com memórias da viagem, bermudas, tênis, fones de ouvido, camisetas.. Um prejuízo que contabilizamos em quase 3 mil dólares. Dizem que isso é comum em Orlando mas nunca havia ocorrido em hotéis dentro da Disney. Duvido. Procuramos o gerente do hotel e o mesmo, na maior cara de pau, disse que a polícia não resolveria nada e que tínhamos que ficar quietos, sem divulgar o ocorrido. Como advogados, fizemos o contrário. Chamamos a polícia, fizemos um barraco, choramos em público, avisamos pessoas e tudo mais. Ainda assim o hotel e a própria Disney não fizeram nada. Nos deram míseros 130 dólares e nos colocaram em outro resort. Como se isso fosse suficiente para reparar todo o prejuízo financeiro (e moral) que sofremos. O que estava sendo um sonho, acabou em pesadelo. Lamentável que isso ocorra em qualquer lugar e, mais ainda, em um hotel dentro da própria Disney. Tomaremos providências, com absoluta certeza. E quem estiver indo para Disney ou Orlando, tomem cuidado com seus pertences. O próprio hotel confessa que não possui câmeras em seus estabelecimentos. Um verdadeiro absurdo.”

É muito chato, mas não podemos ficar cegos para esse problema. E caso infelizmente o mesmo aconteça com você, deve tomar as seguintes providências:

  • Contatar a polícia local a fim de registrar queixa.

  • Contatar o Consulado-Geral em Miami a fim de comunicar o ocorrido, em especial em caso de perda de documentos.

  • Assim que voltar ao Brasil, comunique o fato também às autoridades policiais brasileiras e aos órgãos emissores dos documentos furtados.


Contatos importantes:


Consulado-Geral do Brasil em Miami – Setor de Assistência a Brasileiros
Tel. ++ 1 305-285-6251 / 305-285-6208 / 305-801-6202 e 305-801-6201
E-mail: assistencia.miami@itamaraty.gov.br
Site: miami.itamaraty.gov.br