Hotéis: Ficar (ou não) em hotéis da Disney?

 Taí uma das grandes dúvidas de quem está planejando uma viagem para a Orlando…

Disneys Coronado Springs ResortDisney's Animal Kingdom Jambo VillasDisney's Animal Kingdom LodgeDisney's Pop Century Resort 

Para quem não sabe do que se trata, é o seguinte: A região metropolitana de Orlando (que agrega municípios como Lake Buena Vista e Kissimmee) abriga centenas de “hotéis normais” (isto é, independentes de atrações de Orlando). Por sua vez, o complexo de entretenimento Walt Disney World Resort, ocupa uma área gigante em Lake Buena Vista e, nessa área, ficam reunidos os parques da Disney e outras estruturas que pertencem ao complexo Disney – entre essas estruturas estão os “hotéis da Disney”. São mais de 20 hotéis de diferentes categorias. Os hóspedes desses hotéis tem direito a alguns benefícios exclusivos nos parques da Disney, mas isso pode custar caro. Por isso a dúvida: será que vale a pena se hospedar em hotéis da Disney?

Pois bem, vamos aos fatos…

As vantagens de ficar em um hotel da Disney são:

  • Dá direito ao Extra Magic Hours, que é um tempo que a mais que os parques ficam funcionando apenas para os hospedes de hotéis da Disney (na minha opinião, é o principal beneficio);
  • Transporte gratuito para os hospedes e bagagens entre o Aeroporto Internacional de Orlando e o hotel (na chegada e saída)
  • Transporte coletivo gratuito dentro do complexo Disney (trem, balsa, barco, ônibus, etc) que vão e voltam dos parques e outras estruturas do complexo. (Atenção que é só para parques da Disney – para ir na Universal p.e., o hospede tem que se virar)
  • Estacionamento grátis nos parques da Disney (para quem está de carro, obviamente)
  • Muitas das compras feitas em lojas do complexo Disney (tanto nos parques, quanto no Downtown Disney) podem ser entregues diretamente no seu quarto.
  • Os hotéis capricham para deixar tudo com um climão da Disney – tudo muito decorado e com programações diferenciadas, como por exemplo o “Disney Character Dining”, em que durante uma refeição no restaurante, os hospedes podem se encontrar com os personagens da Disney para fotos, autógrafos e abraços.

Com tantos “agrados”, obviamente a ideia de ficar em um hotel da Disney é bem tentadora, mas nem tudo são flores – há alguns pontos negativos que devem ser levados em consideração antes de tomar essa decisão.

Veja os pontos negativos:

  • Em função da “grife” Disney e dos benefícios exclusivos, os hotéis são super-precificados. Mesmo os mais econômicos da Disney são mais caros que hotéis bem superiores fora dos complexos. Só para ter uma ideia, uma diária num econômico da Disney (All Star Music Resort) não sai por menos de US$ 142 – chega a ser o dobro da diária de hotéis excelentes fora dos complexos (Por exemplo a diária do excelente Radisson Hotel Orlando Lake Buena Vista é de US$ 78, pelo booking.com)
  • Há um certo consenso que os hotéis de categorias inferiores (econômicos e moderados) da Disney deixam bem a desejar em termos de limpeza dos quartos e atendimento. (leve em consideração que são hotéis gigantes, com mais de 2 mil quartos cada)
  • Os hotéis Disney não oferecem gratuidades como café da manhã ou Internet Wi-Fi. É tudo pago. Mesmo os eventos, como o encontro com personagens, acontece no restaurante do hotel, e só pode participar quem paga pela refeição (que obviamente não está inclusa). É portanto uma venda casada.
  • Ficar dentro do complexo Disney: Embora a Disney coloque como um ponto positivo (dizendo que o hospede fica “no coração da magia”), na prática é o contrário – os hospedes Disney ficam longe de tudo. Os hotéis ficam espalhados e isolados em toda a área do complexo e não há nada nas redondezas dos hotéis (lojas, restaurantes, etc)

Enfim, há pontos positivos e negativos de escolher um hotel na Disney…

Portanto, respondendo a pergunta inicial do artigo, eu diria o seguinte:

Se você não tem limitações financeiras (isso é, pode gastar a vontade), eu acho que vale sim ficar num hotel da Disney. Escolha um hotel das categorias superiores e vá, porque deve ser incrível.

Se você tem limitações financeiras e está viajando num orçamento, precisa pensar bem, colocar o gosto e o bolso na balança para decidir se vale a pena gastar mais para ficar num hotel da Disney. Esse é o meu caso, e eu sempre optei por ficar em hotéis fora dos parques e não me arrependo.

Creio que o grande diferencial mesmo de ficar num hotel da Disney é o direito ao Extra Magic Hours (EMH) – deve ser ótimo ganhar esse tempo a mais para ficar nos parques, que ainda por cima devem ficar bem vazios. Como eu sempre fui em baixa temporada e peguei os parques relativamente vazios, acabei abrindo mão desse beneficio em função do custo adicional que eu teria para ficar num hotel da Disney. Agora, se você vai em alta temporada (clique aqui para saber sobre as temporadas), realmente pode ser bem interessante ter direito ao EMH, para garantir que você consiga ir em todas as atrações que deseja, já que os parques ficam muito cheios no horário normal.

Fora isso, eu realmente não acho que os outros benefícios valem o custo adicional de ficar num hotel da Disney. É bom ter em mente que a hospedagem em Orlando é longa e uma diária mais cara dá uma diferença enorme no final das contas. Pense em quantas compras você poderá fazer com essa diferença….

Finalmente, vale reforçar que, independente de ficar (ou não) em hotel Disney, você irá se divertir a beça em Orlando!

Por hora é isso…

Até a próxima!